;

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Usando o App.config

O App.config é um arquivo de configuração das aplicações Windows, do .Net. Equivale ao Web.config da plataforma Web. Os arquivos de configuração são arquivos no formato XML, nos quais você poderá guardar valores que sua aplicação utilizará ao ser executada, com a vantagem de poder alterar o valor destas chaves sem que seja necessário recompilar a aplicação. É muito utilizado para guardar uma string de conexão de banco, nome de servidor, caminho de arquivos, entre tantos outros.

Para adicionar um arquivo App.config no projeto, na Solution Explorer, clique com o botão direito do mouse no projeto, e  Add->New Item. Na janela que irá abrir, escolha a opção Application Configuration File. O arquivo criado terá o seguinte código:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>
<configuration>
</configuration>

Para incluir uma chave, crie uma sessão “appSettings”, dentro da sessão “configuration” e  inclua a tagadd key/value”, desta forma:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>
<configuration>
  <appSettings>
    <add key="serverName" value="Server01"/>
  </appSettings>
</configuration>

Você poderá incluir quantas chaves forem necessárias. Neste exemplo, para recuperar o valor da chave (serverName) na aplicação, utiliza-se a propriedade appsettings, da classe System.Configuration .ConfigurationSettings, desta forma:

string nomeServidor = System.Configuration.ConfigurationSettings.AppSettings["serverName"];

A variável “nomeServidor” receberá o valor “Server01”. Vale lembrar que o nome da chave é case sensitive.

No momento de distribuir sua aplicação, não se esqueça de enviar junto o arquivo de configuração gerado, que fica junto ao executável criado pela aplicação, na pasta “bin” do projeto. O nome do arquivo de configuração será <nome da sua aplicação>.exe.config.

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente dica, parabéns!
[testado e aprovado]

Gabriel Bauermann disse...

Obrigado pelo comentário.

Realmente fiquei muito feliz em ter ajudo. Este é propósito deste blog. Pretendo muito em breve voltar a postar novos artigos e dicas.

Abraço

Anônimo disse...

Simples e direto.

Parabéns.

Gabriel Bauermann disse...

Obrigado.

Postar um comentário