;

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

C# Struct (estruturas)


Struct, ou estrutura , é um tipo de dados semelhante a classe, porém é um tipo de valor, enquanto a classe é um tipo de referência.  Ou seja, uma instância de uma classe passa uma referência para um método. A struct passa uma cópia dela mesma. Uma struct, assim como uma classe pode conter métodos, constantes, propriedades, operadores e eventos. As estruturas podem implementar uma interface, mas eles não podem herdar de outra struct. Por esse motivo, membros de struct não podem ser declarados com o modificador de acesso protected.

Veja um exemplo de uma struct:

    public struct Retangulo
    {
        public int altura;
        public int largura;

        public int area()
        {
            return altura * largura;
        }
    } 

Podemos criar uma instância de uma struct chamando o método new, assim como se faz com objetos de classes, porém nem sempre á necessário utilizar o método new.  Por exemplo, se declarar uma propriedade na struct, terá que instanciá-la chamado o construtor dela.

Veja um exemplo de utilização da struct declarada acima:

    Retangulo ret1;
    ret1.altura = 2;
    ret1.largura = 3;

    Retangulo ret2;
    ret2.altura = 5;
    ret2.largura = 3;

As structs geralmente são utilizadas para guardar pequenos grupos de variáveis. Para soluções mais complexas utiliza-se uma classe.

0 comentários:

Postar um comentário