;

sábado, 4 de dezembro de 2010

Sites que certamente irão lhe ajudar

Como disse no post inicial, diversas vezes encontrei na web uma solução para algum problema que me tirava o sono. Mas não é para menos. Por causa da infinidade de classes e métodos do .NET framework, fica impossível conhecer todos os recursos desta plataforma. Não estou reclamando, mas estou dizendo que não basta saber escrever um IF, um For e declarar algumas variáveis para desenvolvermos nossas aplicações. Além disto, provavelmente alguém já teve a mesma dúvida que você, e por ser uma alma generosa e ter um bom coração, compartilhou a solução do seu problema com o mundo. Por isto eu costumo dizer que a ferramenta de programação mais poderosa que temos é o Google, ou a ferramenta de busca de sua preferência.

Dentre os sites que visito, procurando dicas, sanar dúvidas ou aprender algo novo, quero destacar o site Macoratti.net (http://macoratti.net/Default.aspx).  É um site com excelente conteúdo, voltado ao mundo .NET e todas as tecnologias relacionadas. Vale a pena dar uma conferida.

Agora para quem está começando a programar em VB.NET ou C#, recomendo o site de tutoriais do Julio Battisti (http://www.juliobattisti.com.br/Tutoriais).  Tem diversos tutoriais, sobre os mais variados assuntos, dos quais, para o aprendizado de VB.NET e C#, recomendo as sessões “CERTIFICAÇÃO MCAD / MCSD .NET COM C#” e “CERTIFICAÇÃO MCAD / MCSD .NET COM VB.NET”.

Além destes dois sites citados acima, merecem destaque também o 4guysfromrolla (www.4guysfromrolla.com), voltado para o desenvolvimento em ASPX e ASP. Temos também o Experts Exchange (www.experts-exchange.com),  que possui excelentes discussões sobre diversos assuntos relacionados não só a tecnologia .NET.  Outro site muito bom, que merece destaque, voltado ao desenvolvimento web é o W3Schools (www.w3schools.com). Traz tutorias de HTML, Javascript, CSS, entre muitos outros. Ah, já tava esquecendo do Imasters (http://imasters.com.br)  e o Linha de Código (www.linhadecodigo.com.br), ambos com excelentes artigos e discussões.

Porém, não poderia finalizar este post sem falar do MSDN, ou melhor, do fórum do MSDN(http://social.msdn.microsoft.com/Forums/pt-br/categories). Possui diversos fóruns frequentados por inúmeros profissionais da área. Diversas vezes encontrei a solução de algum problema com a ajuda da comunidade do MSDN. Recomendo a participação nestes fóruns, indiferente do seu nível de conhecimento.

Aproveitem.

2 comentários:

Anônimo disse...

A minha opinião neste assunto seria: aprenda bem inglês e use o Google.

O conteúdo disponível em inglês é muito mais vasto e, em geral (ok, nem sempre), tem mais qualidade.

Um que eu indicaria para quem não achou resposta em lugar nenhum é o stackoverflow.com. Lá você pode fazer uma pergunta (em inglês), e os caras respondem bem rápido...

Gabriel Bauermann disse...

Concordo Samir. Eu costumo dizer que o Google é o melhor amigo do programador.
E de fato, o Stackoverflow.com é uma mão na roda. Bem lembrado. Agora para quem não se vira no inglês tem os fóruns do MSDN, que também são muito bons.

Obrigado por mais esta contribuição.

Postar um comentário